REVOLUÇÃO VERDE
DISC. COOPERATIVISMO E ECONOMIA NO CAMPO
PROFESSOR: RICARDO ALVES DA FONSECA
AUTORIA: MARIA CLÉLIA PEREIRA DA COSTA
REVOLUÇÃO VERDE
a) Agricultura brasileira ainda vive o modelo da Revolução Verde? Justifique a sua resposta.
De acordo com a leitura do livro texto na segunda unidade, nos apresenta a historia da agricultura de forma bem esclarecida isso para o meu entendimento que sou liga no assunto, o autor afirma que Revolução verde foi à segunda Revolução Agrícola no mundo e no Brasil teve início na década de 1950, com a chamada “Agricultura Moderna”. Dessa forma ainda hoje o país vive o modelo de Revolução Verde no qual se produz de forma precária sem tecnologia, utilizando grande quantidade de agrotóxicos, com grandes áreas de terras derrubadas e queimadas de sem muita preocupação dos órgãos competentes.
O pimentão, o morango e o pepino estão no ranking dos alimentos com o maior número de amostras contaminadas por agrotóxico durante o ano de 2010. Os dados são do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (Para) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Assim aumento de pragas nas lavouras é cada vez mais alarmante, sabemos que é grande também a porcentagem de agricultores contaminados pelo uso de agrotóxicos nas lavouras, ainda vamos mais além as fruta verduras e hortaliças todas estam contaminadas e dentre elas o morango, pepino e pimentão são o rei da contaminação por agrotóxico. Super. abril.com.br. /PROGRAMA DE ANÁLISE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS (PARA) RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2010.
› Acessado em 16 de outubro de 2013 às 16h
b) Comente sobre que modelo de agricultura você indicaria ou qual é o modelo mais adequado a ser adotado para a realidade do estado de Roraima?
O estado de Roraima é apresentado como uma região de alta potencialidade agrícola sendo definida como uma nova fronteira agrícola (Morales, 2002). Na realidade a proposta de modelos