Revolução Tecnologica
1. Revolução Tecnológica
2. Revoluções Tecnológicas
3. O desenvolvimento Tecnológico
Introdução
O admirável mundo novo com o qual o homem contemporâneo se depara
Costuma causar deslumbramento, pelas possibilidades tecnológicas, e insegurança. Pelos desafios de se operar numa realidade que exige constante readaptação.
A Humanidade vem testemunhando nessas últimas décadas mais inovações Tecnológicas que em todas as eras passadas juntas. E a reboque dessas inovações acontecem mudanças nas relações sociais.
Discutir a evolução da tecnologia e suas revoluções s é o objetivo deste artigo.
Para isso serão abordados os processos de formação tanto das idéias de revolução.
E tecnologia, quanto das revoluções tecnológicas em si e algumas de suas características e impactos na sociedade, notadamente no processo produtivo.
Para analisar historicamente a palavra revolução serão empregados os termos: ciclo e ruptura. Originalmente a palavra revolução era usada tão somente num sentido astronômico, ou seja, “o retorno periódico de um corpo astral a um ponto da própria órbita”, seu ciclo. Quando a palavra é tomada emprestada das ciências naturais para se referir a movimentos sociais, o sentido em que é empregada é aquele cíclico, e não era caracterizado pala novidade, ou seja, o sentido era de se “alcançar o retorno a um momento político ou a uma ordem política que foi perturbada” A palavra revolução significou, portanto, restauração, significado esse bem distante daquele que se atribui modernamente à palavra. Mesmo os revolucionários tanto franceses quanto americanos nos início de suas revoluções tinham em mente a retomada de uma ordem que fora perturbada pelo despotismo presente em um modelo em vigência.Não se tinha em mente a radical modificação desse sistema, ou seja, ruptura, que é o que acaba por acontecer de forma inexorável.Atribui-se ao jornal francês Moniteur Universel, a primeira menção da expressão.Revolução Industrial , em 17 de agosto