Revolução russa
A Rússia no inicio do século xx Sob o governo de Ivan IV, teve inicio ao absolutismo e a expansão territorial do país. Essa expansão se prolongou e a Rússia se transformou em uma das mais exten,sas nações do planeta. Até o inicio do século XX a economia russa permanecia predominante baseada nas atividades rurais, a Rússia dispunha de poucos centros fabris. Ali, os operários trabalhavam em ambientes insalubres, com salários extremamente baixos e enfrentavam jornadas de até 14 horas diárias. No campo era ainda pior, 85% da população total do país era constituída por camponeses pobres. A abolição do regime servil, em 1861, não contribuiu para melhorar sua situação. Politicamente, vigorosa no país uma espécie de monarquia absolutista – o czarismo, que reprimia qualquer manifestação contraria ao governo. Através da repressão e o autoritarismo provocou surgimento de grupos, que eram defensores de mudanças econômicas, sociais e políticas. E em 1818 á 1881 em uma das ações terroristas foi morto o czar Alexandre II.
O caminho da industrialização A Rússia só começou a se industrializar no final do século XIX, dois fatores foram decisivos nesse processo : a ação do governo, que investiu sobre tudo na construção de ferrovias, e o s empréstimos e investimentos diretos estrangeiros. A produção industrial também foi favorecida pelo baixo custo da mão de obra. Na industrialização russa também foram formados grandes unidades industriais. No começo do século XX a Rússia era um país camponês com alguns lugares de alta concentração industrial.
Bolcheviques e mencheviques Com o crescimento industrial, as cidades se desenvolveram muito, de 6 milhões de habitantes passou para 19 milhões.Os operários se revoltaram por estarem vivendo em péssimas condições criando assim o partido operário socialdemocrata russo. O partido agrupava membros com duas tendências, uma delas era a