Revolução Russa
Profº:Samaroni
Turma:1ºG
Revolução Russa
Daniel Phillip
Igor Henrique
Renato Vieira
Matheus Dias
Betim,23 de Novembro de 2011
Império Russo
No sec.xx os governos dos países europeus adotavam regimes políticos liberais.Porem o império russo ainda era governado por um monarquia absolutista.Sob comando de CZAR.
.Governo dos Czares
O poder de CZAR não era limitado por instituições legais:ele comandava o governo segundo costumes e vínculos mantido com a nobreza rural (Latifundiários) e o setor militar.
O império russo era o país mais extenso da Europa, reunindo, em 1914, aproximadamente 175 milhões de pessoas, uma população formada por povos de diversas etnias, com línguas e traduções diferentes.
Para governar, o CZAR contava geralmente com o apoio dos grupos privilegiados da sociedade. Um setor de camponeses proprietários (os Kulaks), os altos funcionários da administração publica.
.Industrialização e movimento operário
Industrialização do império russo ocorreu posteriormente a maioria dos países europeus ocidental.
Os investimentos industriais foram concentrados em centros humanos populosos.
.Organização do partido operário O desenvolvimento da industrialização e o maior relacionamento com a Europa ocidental também aumentaram a influencia das novas correntes políticas contrárias ao absolutismo da monarquia russa.Conjunto de idéias devolvidas por Karl Marx(1818-1883), centradas na crítica da exploração capitalista e na defesa d construção do socialismo.
Em 1898, o partido operário social-democráta foi desarticulado na Rússia.
Em 1903, divergências quanto à forma de ação levaram os membros do partido a se dividir em dois grupos: O Menchevique e o Bolchevique.
Os Mencheviques(termo q significa “minoria”) defendiam q os trabalhadores poderiam conquistar o poder estabelecendo alianças políticas com a burguesia liberal.
O Bolcheviques ( “ maioria”) acreditavam que os