Revolução russa
Objetivo: Proletariado queria tomar o poder e colocar em pratica um socialismo real (diminuir as desigualdades).
A revolta da população com a Rússia na primeira guerra morrendo varias pessoas e gastando dinheiro com armas, sendo que a populaçao vivia em estado precário. O motivo imediato foi o domingo sangrento.
Processo de industrialização tardia, pois a maioria da população vivia no campo da agricultura e agropecuária, ou seja, a economia da Rússia era agrária. Vivia de capitais estrangeiros (França).
A Rússia era governada pelo Czar, uma monarquia absolutista, com apoio da igreja ortodoxa, dizia que o poder dele era divino e quem se rebelavam contra ele usava os cossacos (guarda policial) atirar neles.
A Rússia era o país mais atrasado da Europa, levando a revolta da população e o ápice foi a batalha russo japonesa (domingo sangrento).
A revolta da população levou a criação de um partido, influenciado por ideias marxistas, porém com pensamentos diferentes, o que levou a duas subdivisões.
Partido Operário Social-Democrata: apesar do nome ‘’social democrata’’ eram marxistas.
Bolcheviques: dirigido por Lênin, defendia a revolução direta p o socialismo, em aliança de proletários e camponeses. Achava que o socialismo tinha que primeiro se consolidar na Rússia, depois servir de exemplo para os outros serem também.
Mencheviques: dirigidos por Martov, aliança dos trabalhadores com a burguesia para derrubar Czar, amadurecer as relações capitalistas para depois implantar o socialismo em todos os países.
Revolução de 1905: Houve o manifesto de outubro concretização dos pedidos da população(sovietes), tirando a Russia da guerra, prometeu a população reforma agrária e a formação de um parlamento (duma-burgueses), que deixaria de ser absolutista. Formando a conciliação de Czar com os sovietes, em troca pedindo o fim deles o que apoiou mais ainda o Czar perseguir os bolcheviques e anarquistas. 20 % dos sovietes continuaram governados pelos