Revolução Russa
Ocorreu no século XX na Rússia, fazendo com que o comércio baseado na Agricultura (80% do comércio), fosse abolido e se iniciasse um estado, baseado na economia planificada (plano quinquenário de governo).
Rússia czarista
Antes da revolução, a população era governada pelo czar Nicolau II que a governava de maneira absoluta, não se importando com a situação da população que era 80% pobre, vivendo nos campos, sobrevivendo através da produção do trigo. Até os trabalhadores urbanos, que possuíam um emprego mas , viviam descontentes com o governo do czar.
Muitos operários descontentes com o governo de Nicolau II criam o Partido Operário Social-Democrata Russo que visava protestar contra o governo de czar, que nada satisfeito decide perseguir e matar os integrantes.Contudo seus lideres ficam vivos e criam dois partidos em 1903.
Os moncheviques: pequeno grupo que defendia uma aliança entre a burguesia liberal e os trabalhadores, para poderem acabar com o governo.
Os boncheviques:a maioria que defendia a conquista imediata ao poder, criando uma revolução, sendo que a classe operaria deveria comandar com o líder Lenin.
Revolta de 1905
Em 1904, devido à disputa por territórios na China, a Rússia entra em guerra com o Japão. Com exércitos despreparados, os russos foram derrotados, em 1905, perdendo territórios. Essa derrota fez com que a população se manifestasse de vez contra o governo criando vários movimentos Domingo Sangrento: Manifestação pacifica em frente ao local aonde o czar ficava, mas o mesmo não entendeu dessa maneira e mandou os guarda matar os manifestantes. Essa ação da guarda revoltou toda a sociedade russa. Revolta do Encouraçado Potemkin: Os tripulantes do navio de guerra russo, Potemkin, rebelaram-se contra seus comandantes, sendo apoiados pela população. Nessa época surgiram os primeiros coordenadores das greves.Com o final da guerra contra o Japão, as tropas que estavam na mesma, direcionaram às manifestações, anulando