revolução industrial
Escolha uma:
a. As novas condições geradas pela Revolução Industrial provocaram, no século XIX, um grande crescimento, em virtude da consolidação da cidade como espaço, por excelência, das trocas, do comércio e da produção fabril. A cidade foi se constituindo, cada vez mais, no espaço de realização do trabalho.
b. A revolução provocou um enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, intensificando um processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.
c. A revolução industrial inaugurou um novo paradigma nas relações de trabalho, no qual o trabalhador passava controlar o tempo e o ritmo de realização de sua atividade, dominando todas as etapas da produção.
d. A introdução da máquina a vapor não significou apenas uma grande inovação tecnológica no processo de produção, mas sim um novo arranjo nas formas de organização do trabalho, uma vez que, provocou um aumento das taxas de desemprego devido redução dos postos de trabalho.
e. A crise iniciada pelo processo de industrialização e urbanização crescente desencadeou uma série de conseqüências sociais graves: aumento da violência urbana, o consumo de álcool, o aumento das taxas de homicídio, infanticídio e prostituição.
A Sociologia de Émile Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu propósito foi demonstrar que pode e deve existir uma Sociologia objetiva e científica conforme o modelo de outras ciências, tendo por objeto o fato social. Para Durkheim, os fatos sociais são reconhecidos por serem:
Escolha uma:
a. particulares, porque em sociedade, os indivíduos se orientam pela sua vontade e desejos particulares.
b. coercitivos, ou seja, exercem