revolução industrial
p.50 “ O próprio nome da revolução industrial reflete seu impacto relativamente tardio na Europa. A coisa existia na Inglaterra antes do termo. Os socialistas ingleses e franceses – eles próprios um grupo sem antecessores- só o inventaram por volta da década de 1820, provavelmente por analogia com a revolução política da França.” (Hobsbawm, 2007)
Entendemos assim que a “revolução industrial” aconteceu bem antes de 1820, ela explodiu em 1780 onde o poder produtivo deixou de estar centralizado em sociedades humanas e passou a ser movido pelo capital da burguesia. Onde a partir daí o crescimento passa a acelerar.
p.51 “ De fato, a revolução industrial não foi um episodio com um principio e um fim. Não tem sentido perguntar quando se ‘completou’ , pois sua essência foi a de que a mudança revolucionário se tornou norma desde então.” (Hobsbawm,2007)
Sendo assim a revolução industrial não foi um caso isolado. Ela veio sustentando-se ao longo do tempo, sua principal função foi a de que, o modelo econômico estava mudando para algo muito mais acelerado.
p.51 “ Mas a revolução mesma, o ’ponto de partida’, pode provavelmente ser situada, com a precisão possível em tais assuntos, em certa altura dentro dos 20 anos que vão de 1780 a 1800: contemporânea da Revolução Francesa, embora um pouco anterior a ela.” ( Hobsbawn,2007)
O ponto de partida dessa mudança econômica se deu dentro desses 20 anos. Onde os países preparavam-se para atendê-la, com a construção das ferrovias, a migração do campo para cidade e o investimento na indústria “pesada”.
p.54 “ Uma relativa quantidade de proprietários com espirito comercial já quase monopolizava a terra, que era cultivada por arrendatários empregando camponeses sem terra ou pequenos agricultores.” (Hobsbawn,2007)
Com a aceitação do lucro privado muitos proprietários de terra alugavam suas propriedades a comerciantes para o cultivo e venda. E esse