Revolução Industrial
ÁLVARO MOREIRA LIMA
ANGÉLICA SIQUEIRA
GABRIELA DOS SANTOS MESQUITA
KEILA DO CARMO DE PAULA
PAULA ANANIAS SILVA
RAFAEL DO CARMO GENEROSO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
VARGINHA - MG
2012
FACULDADE CENECISTA DE VARGINHA - MG
ÁLVARO MOREIRA LIMA
ANGÉLICA SIQUEIRA
GABRIELA DOS SANTOS MESQUITA
KEILA DO CARMO DE PAULA
PAULA ANANIAS SILVA
RAFAEL DO CARMO GENEROSO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
VARGINHA – MG
2012
INTRODUÇÃO
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
Neste trabalho iremos abordar os principais fatores ocorridos na Revolução Industrial e as influências geradas na administração.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas à vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
Na área de transportes, podemos destacar a invenção das locomotivas à vapor (maria fumaça) e os trens à