revolução industrial
A revolução industrial teve seu inicio na Inglaterra, alguns dos fatores que determinaram o pioneirismo inglês no processo de industrialização foi o acumulo de capitais (riquezas, dinheiro) conseguido através da expansão marítima (lucros do trafico de escravos, pirataria e exploração de colônias). Um marco na Revolução Industrial foi o êxodo rural em que o homem e sua família foram para as cidades trabalhar nas fabricas com jornadas de trabalho de 12 a 16 horas por dia.
Houve o aparecimento da indústria de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânicos, onde o conceito é uma series de transformações, a energia física se transforma em energia mecânica, o trabalho da manufatura passa a ser feito em fabricas os produtos passam a ser produzidos mais rapidamente barateando o preço e estimulando o consumo. O capitalismo foi tomando forma em uma sociedade que começava a visar o lucro e o lema ‘tempo é dinheiro` passou a fazer parte do linguajar dos homens de negócios.
Durante o apogeu da Revolução os industriais sentiram a necessidade de atender a demanda em grande crescimento e de manter a ordem em suas fabricas, foi nesse momento que surgiu a administração que conhecemos nos dias de hoje tornado os recursos mais eficazes.
O conceito de organização da empresa moderna devido ao grande nível tecnológico e operacional teve a sua origem com a Revolução Industrial possibilitando em tempos modernos uma maior praticidade e resultados positivos entre as áreas econômicas e administrativas.
Desde o surgimento da revolução industrial, vemos o quanto esta foi de grande importância para a administração atual fazendo as empresas serem geridas em um maior nível organizacional, possibilitando com isso, sua prosperidade no futuro.