REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial foi um processo de grandes transformações sociaos, econimicas, culturais e tecnológicas ocorridas na Europa nos séculos XVIII e XIX.
As oficinas dos artesãos foram sendo substituídas pelas fabricas. As ferramentas foram trocas pelas maquinas. No lugar das tradicionais fontes de energia, como água, vento e força muscular passou a utilizar o carvão e a eletricidade.
Etapas da Revolução Industrial
Primeira etapa: A Inglaterra foi o primeiro país Europeu a desenvolver o processo de industrialização.
Segunda etapa: A Revolução Industrial atingiu países europeus como Bélgica, França, Alemanha, Itália e Rússia e também d e outros continentes como o Japão e Estados Unidos.
Transformações econômicas e sociais
A indústria se tornou o principal setor de acumulação de riqueza, substituindo o comércio. Assim, o capitalismo industrial se consolidou definitivamente.
As relações de trabalho também se modificaram. Surgiu então uma das principais oposições de classe no capitalismo: empresários X operários assalariados.
Exploração do trabalhador
Visando somente o lucro, os empresários pagavam salários baixíssimos e explorava ao maximo a força de trabalho dos operários. Eles enfrentavam longas jornadas de trabalho, chegando ate a 18 horas diárias sem férias e sem descanso semanal. Devido ao baixo salário, a família toda trabalhava, inclusive mulheres e crianças de até mesmo seis anos, pois o dinheiro que recebiam mal dava para pagar a alimentação de uma pessoa.
Alem de tudo isso, as fabricas tinha péssimas instalações, o que prejudicava e muito a saúde do trabalhador.
Movimento operário
Essa exploração do trabalho do operarios foi motivo de luta entre estes e os empresários. Para os trabalhadores, as maquinas eram as verdadeiras culpadas pelo desemprego, a miséria, os baixos salários e opressão. Depois perceberam que a luta deveria ser contra as injustiças que vieram com o capitalismo industrial. Assim, esta se iniciou e