revolução industrial
Introdução No trabalho que se segue, procuro mostrar um acontecimento histórico que tenha mudado a sociedade e também mostrar a importância dos média enquanto quarto poder para a globalização e para a atualização da língua portuguesa. Neste trabalho vou falar sobre a revolução industrial e mostrar o quanto ela mudou a sociedade e o mundo. Foi um marco histórico que trousse a evolução tecnológica.
Acontecimento histórico Para mim um dos maiores acontecimentos históricos é a revolução industrial que é um conjunto de mudanças tecnológicas com grande impacto no processo produtivo em estado econômico e social. A revolução industrial começou em meados do séc. XVIII no Reino Unido mas só se expandi-o em meados do séc. XIX com distinção de alguns países pois os países nórdicos aderiram mais rápido a esta revolução pois eram países que não tinham uma maioria católica e por isso tinham uma capacidade de evolução maior mas com o tempo foi alastrado a toda a Europa. Mas o grande pioneiro foi o Reino unido com a liberalização da indústria e do comércio, ocorreu um enorme progresso tecnológico e um grande aumento da produtividade em um curto espaço de tempo.
O processo de enriquecimento britânico adquiriu maior impulso após a Revolução Inglesa, que forneceu ao seu capitalismo a estabilidade que faltava para expandir os investimentos e ampliar os lucros.
A Grã-Bretanha firmou vários acordos comerciais vantajosos com outros países. Um desses acordos foi o Tratado de Methuen, celebrado com a decadência da monarquia absoluta portuguesa, em 1703, por meio do qual conseguiu taxas preferenciais para os seus produtos no mercado português.
A Grã-Bretanha possuía grandes reservas de ferro e de carvão mineral em seu subsolo, principais matérias-primas utilizadas neste período. Dispunham de mão-de-obra em abundância desde a Lei dos Cercamentos de Terras, que provocou o êxodo rural. Os trabalhadores