Revolução industrial
R: O artesanato é uma forma de produção industrial, não há divisão de trabalho, isto é, todas as fases da produção são feitas pela mesma pessoa. Como o artesão trabalhava sozinho em sua casa com o auxilio da família, essa fase da indústria é chamada doméstica. A manufatura representou um estágio mais avançado. Constituía uma concentração de numerosos trabalhadores sob a direção de um chefe, com o objetivo de completar a fase final de preparação de um produto. Cada trabalhador era encarregado de uma tarefa especifica o que aumentava a capacidade produtiva.
2- Relacione o aumento da produção de ferro com o desenvolvimento dos transportes da época.
R: Com desenvolvimento das ferrovias, a importância da produção do ferro aumentou. Precisava das ferrovias para poder movimentar o comercio de vários produtos importantes da época, tais como ferro, o carvão entre outros.
3- Identifique as principais características do liberalismo econômico.
R: Liberalismo econômico: não protecionista, sem intervenção do estado, sem taxas alfandegárias, eliminação de interferências provenientes de qualquer meio na economia.
4- Que condições proporcionaram o início da Revolução Industrial? Como foram obtidos os capitais necessários para esse empreendimento?
R:Uma das condições foi a mecanização do sistema de produção, foram obtidos mais capitais, com o aumento populacional e a produção acelerada.
5- Apresente três ondas revolucionárias do século XIX e as principais características de uma dela.
R: Revolução de Fevereiro de 1848, Revolução de Junho de 1848, Revolução de 1830, Revolução de Junho 1848.
No dia 22 de fevereiro de 1848, foi marcado um grande banquete, que contaria com a presença de representantes dos partidos de oposição advindos de toda a França, com o objetivo de protestar contra os boatos de corrupção no governo e contra a política repressiva do