Revolução Industrial x Informática Atual
No decorrer do trabalho, iremos relacionar a História e a Informática, em um momento muito importante da história, que teve início no ano de 1760, chamado de Revolução Industrial, onde o mundo passou por uma transformação e um grande desenvolvimento que foram essenciais para que a atual geração seja o que é hoje.
• As Revoluções Industriais e a Informática
A revolução industrial se iniciou na Inglaterra, no século XVIII, com a mecanização dos meios de produção, que antes, na Idade Média, ocorria de maneira artesanal e muito lenta.
O fato da revolução industrial ter se iniciado na Inglaterra, pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. Além da fonte de energia, os ingleses possuíam grandes reservas de minério de ferro, a principal matéria-prima utilizada neste período. A mão-de-obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês.
Essa revolução foi marcada pelo grande salto tecnológico nos transportes e nas máquinas. As máquinas a vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionou o modo de produzir. Cientistas como Thomas Newcomen, James Watt e Matthew Boulton tiveram grande importância neste processo de maquinização da indústria. Newcomen inventou em 1705 a primeira máquina movida a vapor utilizada para drenar a água acumulada nas minas de carvão. Em 1765, James Watt aperfeiçoa o invento de Newcomen e projeta uma locomotiva a vapor. E finalmente em 1785,