REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SEC. XVIII E XIV
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SEC. XVIII E XIV
INTRODUÇÃO
* O pioneirismo inglês na industrialização
* O trabalho na era industrial e a organização dos trabalhadores
* O movimento dos operarios e a formação dos sindicatos
* A industrialização e a consolidação do sistema capitalista
* Bibliografia
O PIONEIRISMO INGLÊS NA INDUSTRIALIZAÇÃO
No século XVII, a ascensão da burguesia na Inglaterra foi combinada com o desenvolvimento de um processo revolucionário que limitou os poderes da autoridade real e ampliou a atuação do parlamento.
Sendo essencialmente controlado pela burguesia, o Parlamento Britânico tomou ações que beneficiaram o desenvolvimento da navegação e a realização de vantajosos acordos econômicos. Dessa forma, ao longo de todo esse período, vemos que a economia inglesa experimentou um franco processo de expansão. Não bastando essas ações, podemos ver que o avanço do espírito investigativo lançado pelo pensamento iluminista deve ser igualmente valorizado para o entendimento desta revolução. Ao reconhecer essas mudanças vividas na Inglaterra, percebemos que o país acumulou capitais suficientes para conduzir sua economia a um franco processo de expansão. Chegando ao século XVIII, o crescimento das cidades britânicas, a formação de uma imensa classe operária e o espalhamento de produtos ingleses pelos quatro cantos da Europa e da América revelavam o culminar de uma revolução que desenhou ao longo de várias décadas.
O TRABALHO NA ERA INDUSTRIAL E A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES
Período que teve início no século XVIII, a era industrial foi caracterizada pela mecanização da produção e consequente reformulação da concepção de trabalho, já que grande parte do trabalho exercido pelos operários foi substituída por máquinas.
Essa mudança na produção repercutiu na ordem econômica, política e social da época. A era industrial marca o início do desenvolvimento do capitalismo industrial assim como o