Revolução Industrial-Peça
O processo conhecido como "Segunda Revolução Industrial" consistiu de uma série de avanços tecnológicos, sobretudo na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, que revolucionaram a maneira de viver, se organizar e se relacionar dessas sociedades, e que eventualmente se espalhou para outros lugares tornando-se assim um fenômeno global.
Narrador 1: A chegada das máquinas na indústria mudou a sociedade e o mundo e ficou conhecida como revolução industrial.
Narrador2: a revolução francesa e a revolução americana mudaram a face da Europa e da America.
Narrador1: foi no século 18 também, que a população da America dobrou e que as colônias ofereciam mercado e matéria prima.
Narrador 2: o aumento da produção agrícola e industrial era uma necessidade, e a Revolução Industrial começou em um país que tinha melhores condições de bancar o desenvolvimento da indústria: a Inglaterra.
Narrador 1: a Inglaterra tem grandes reservas de ferro e carvão, que dá combustível as maquinas. O vapor permite mover a maquinaria das indústrias e desenvolve a mineração e as fundições.
Narrador 2: as maquinas começam a entrar pelas portas das industrias têxtil, e as fabricas substituem a manufatura artesanal. Peça
Homem: estamos falidos! Não dá para competir com essas maquinas! Nem adianta continuar fiando.
Mulher: nós sempre produzimos tão bem! Não é possível que essas máquinas sejam tão melhores!
Homem: você não faz ideia! Já tem máquina que faz 400 fios ao mesmo tempo.
Mulher: então vamos comprar uma!
Homem: e o dinheiro? E o capital? Custa uma fortuna... E esses monstros só cabem em prédios enormes.
Narrador 3: aah, agora estou entendendo... Quem se deu bem nessa época é quem tem dinheiro para comprar as maquinas e construir fábricas.
Narrador 4: exatamente, quem tinha o capital, os capitalistas.
Narrador 3: agora, da onde veio esse dinheiro todo?
Narrador 4: a Inglaterra era uma grande potencia mercantil desde o século 17. Eles dominavam