REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA
JOYCE BRITO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA
SÃO PAULO
2014
Revolução Industrial na Inglaterra
A Inglaterra foi a pioneira na Revolução Industrial, foi um conjunto de transformações socioeconômicas e tecnológicas responsável por consolidar o sistema capitalista. A princípio existiam artesãos que trabalhavam e moravam nas casas de seus mestres, os artesões comiam e utilizam tudo que produziam. Nessa época existia uma lei que proibia greves dos trabalhadores, os artesões não podiam procuram empregos em outros lugares. A vida era tranquila e foi assim de gerações por gerações.
Com o passar do tempo a Inglaterra cresceu as aldeias viraram cidades ,e a manufatura rurais foram transferidas para as cidades, três tipos de máquinas destruíram o velho mundo e construíram um novo mundo, foram, máquina de fiação, tear mecânico e motor a vapor, três instrumentos que juntamente com outros transformaram o mundo. Jhon Kay é o nome do mecânico que inventou a maquina a vapor que acelerou a produção dos produtos que até então eram produzidos por artesões.
No lugar do mestre tecelão, apareceu o capitalista empregador de centenas de trabalhadores, a Inglaterra se tornou a supremacia industrial, a burguesia inglesa era muito rica, mas a grande população em massa caia na miséria, a vida do trabalhador inglês era miserável e desumano. O novo poder econômico se sustentava na exploração de mão-de-obra barata.
As condições de vida e de trabalho eram caracterizadas pela miséria, os trabalhadores trabalhavam até 14 horas diárias sem nenhuma condição insalubre.
Em 1842, o parlamento fez uma lei que proibia o trabalho de crianças. Em 1847 fizeram uma nova lei que proibiram a jornada de trabalho por mais de dez horas. E em 1875 os sindicatos ganharam proteção legal.
Com o advento das maquinas a produção era rápida, e cada operário tinha sua função, com isso a produtividade cresceu e os preços dos