Revolução Industrial; Imperialismo e Primeira Guerra Mundial
O sistema de fábrica maximizou os lucros do capitalista. Devido os seguintes fatores: rigorosa hierarquia de funções, vigilância e penalidades àqueles que desrespeitavam regras, longas jornadas de trabalho, redução dos custos de produção e expansão dos mercados.
No sistema de fábrica, a produção de um objeto era dividida em varias etapas e cada uma delas era cumprida por trabalhadores diferentes.
Os reflexos da Revolução Industrial
Dentre as transformações causadas pela Revolução Industrial podemos citar:
- o expressivo aumento demográfico, ou seja, houve um rápido crescimento da população.
- o crescimento das cidades e sua crescente multiplicação – O crescimento da população acabou gerando um excesso de mão de obra barata nas cidades, e as indústrias com necessidade dessa mão de obra se instalaram nessas cidades.
- o desenvolvimento do imperialismo - As potências industriais pretendiam não apenas ampliar o mercado e buscar matérias – primas industriais, mas também exportar excedentes de capitais.
- a radical transformação nas relações entre os homens - A cidade passou a ser dividida entre os bairros elegantes e os bairros operários dos subúrbios, o que hoje em dia seria os bairros das pessoas ricas e de classe média versus as favelas, os cortiços.
- a precarização das condições de trabalho – Os operários vendiam sua força de trabalho por salários mínimos, onde muitas vezes eram insuficientes ate mesmo para sua alimentação; havia também uma