Revolução francesa
Teoria de Maslon
Revolução Francesa
- ILUMINISMO SÉCULO DAS LUZES O século XVIII é também chamado de século das luzes. A origem de todo esse movimento de nome iluminismo começou na França.
- Esse termo iluminismo está relacionado com esclarecimento porque os iluministas, os homens da sociedade do antigo regime viviam nas “trevas da ignorância”. Para eles (os iluministas) homem é produto do meio em que vive da sociedade e da educação.
- Revolução francesa – Conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1789, alteraram o quadro político e social da frança.
- A Revolução Francesa foi o extraordinário momento em que o povo começou acreditar que seria possível refazer quase tudo em sociedade. Que não podia somente mudar a política, as instituições mas a própria natureza humana através da ação política.
- A revolução francesa é considerada como o acontecimento que deu início à idade contemporânea.
- Ao longo da história, a miséria tem provocado muitos motins, mas em regra não provocava revoluções .
- A situação da França, antes da Revolução, era a de um Estado pobre num país rico.
- Primeiro Estado: O Clero ou Primeiro Estado, composto pelo Alto Clero, que representava 0,5% da população francesa, era dentificado com a nobreza e negava reformas, e pelo Baixo Clero, identificado com o povo, e que as reclamava.
- Segundo Estado: Composta por uma camada palaciana ou cortesã, que sobrevivia à custa do Estado, por uma camada provincial, que se mantinha com as rendas dos feudos, e uma camada chamada Nobreza Togada, em que alguns juízes e altos funcionários burgueses adquiriram os seus títulos e cargos, transmissíveis aos herdeiros. Aproximava-se de 1,5% dos habitantes.
- Terceiro Estado: Artesãos, aprendizes e proletários usavam calças simples de algodão cru em contraste com os tecidos