revolução francesa
Revolução Francesa
História
Aluno : Anderson Luíz Maciel dos Santos
20/06/2014
REVOLUÇÃO FRANCESA
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho vamos ver tudo sobre a Revolução francesa . Que cabe definir o perfil ideológico desses movimentos ,por seu caráter liberal e democrático que para muitos historiadores , a revolução francesa faz parte de um movimento evolucionário global, atlântico ou ocidental , que começa nos Estados Unidos 1776,atinge Inglaterra, Irlanda, Holanda , Bélgica, Itália , Alemanha , Suiça e, em 1789,culmina na França com violência maior .
Veremos também que a situação econômica da França era crítica e na maioria da renda vinha da agricultura , onde as técnicas eram atrasadas em relação ao consumo do país que a população formava uma sociedade de forma de estar , resquício da idade média.
Já percebíamos uma divisão de classes ,que o clero com 120000 religiosos ,dividia-se em alto clero e baixo clero ; era o primeiro estado. A nobreza constituía o segundo estado, com 350000 membros , os palacianos viviam de pensões reais e usufruíram de cargos públicos .
A Burguesia se fortaleceu e passou a pretender o poder político e a discutir os privilégios da nobreza . Os camponeses possuidores de terra queriam liberta-se das obrigações feudais devidos aos senhores.
REVOLUÇÃO FRANCESA
A revolução francesa cabe a definir o perfil ideológico desses movimentos, por seu caráter liberal e democrático.
A situação social era grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo Rei Luis XVI.O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha.
A queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o inicio do processo revolucionário , pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.
O lema dos revolucinários era “LIBERDADE,IGUALDADE E FRATERNIDADE” ,pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro