Revolução Francesa
Recortes para conclusão
Com a Revolução Francesa as novas idéias sobre liberdade individual, republicanismo e fim dos privilégios da nobreza, que circulavam na Europa, acabaram chegando nas colônias espanholas e portuguesa da América Latina. Essas idéias, aliadas com o sentimento de revolta contra a dominação das metrópoles e com os sentimentos nativistas dos latino-americanos, ajudaram a impulsionar o processo de Independência dos países da América Latina.
Além disso, após as Guerras Napoleônicas, Espanha e Portugal estavam desestruturados politicamente e economicamente. Basta lembrar que o rei de Portugal havia fugido para o Brasil, e que o rei de Espanha estava preso pelos franceses. As colônias latino-americanas ganharam assim importância e uma maior autonomia perante as metrópoles européias, o que também ajudou no processo de independência.
Introdução
Revolução Francesa foi um importante marco na história da nossa civilização. Foi o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo teve mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser mais respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou respectivamente, por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”
DESENVOLVIMENTO
A França no século XVIII
A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes