Revolução Francesa
1) Liste as leis e decisões que foram tomadas no período da Convenção.
R= A Convenção Nacional, tendo sido eleita na Assembleia Nacional, teve como uma das primeirasmedidas a elaboração de uma nova Constituição, que buscava a garantia de mais direitos aos menos afortunados.
Um novo calendário foi criado, para tentar combater e enfraquecer o cristianismo, e fortalecer o racional no cotidiano do povo.
Foi nesse período também que o rei Luís XVI foi condenado e morto na guilhotina, em 1793.
A fim de combater os movimentos contrarrevolucionários, o Comitê de Salvação Pública foi criado pelos jacobinos, e pouco depois, o Tribunal revolucionário foi criado, para combater os inimigos da revolução. A maioria dos réus de tal tribunal foi condenada à morte na guilhotina.
Após a morte de Marat, os jacobinos tomaram de vez o poder, tendo por liderança Robespierre e Saint-Just. As primeiras medidas tomadas estavam relacionadas ao controle dos preços, a chamada Lei dos Máximos; homens maiores de 21 anos ganharam poder político, buscaram melhorar a saúde pública e a educação, além e pretenderem limitar a propriedade privada, a fim de reduzir a concentração de riquezas.
2) Por que podemos afirmar que a Convenção foi o período mais radical da Revolução Francesa? Foi radical em qual sentido?
R= Porque além de ser um dos períodos com mais reviravoltas nas decisões governamentais, foi também um dos mais sangrentos da Revolução, além de ser também nessa etapaque o chamado Terror instaurou-se, com a morte de Marat, e com a caça frenética dos contrarrevolucionários.
3) Explique o que foi a revolta de Vendeia. De que forma os jacobinos fizeram uso político da revolta de Vendeia?
R= Foi uma revolta que ocorreu na região oeste da França, na Vendeia. Quatro anos após o início da Revolução, espalhava-se o rumor que o governo francês recrutaria 300000 homens, entre 16 e 40 anos e solteiros. A França