Revolução Francesa
Revolução Francesa
São Bernardo do Campo
2012
Revolução Francesa
Profª Elisabete
Língua e Literatura
Ensino Médio
1ºAno F – Matutino
São Bernardo do Campo
2012
Sumário
Resumo
A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. Os ideais políticos (principalmente iluministas) presentes na França antes da Revolução Francesa também influenciaram a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.
Palavras chaves: Revolução ,França ,Liberdade .
INTRODUÇÃO
Antes de tudo, é preciso dizer que a Revolução Francesa é, acima de qualquer coisa, uma "revolução burguesa" no sentido mais estrito do termo, ou seja, ela significa a tomada do poder pela burguesia. A mesma burguesia que funcionou como um dos pilares do Absolutismo realizou a sua revolução no sentido de assumir ela mesma o controle do aparelho do Estado.
Em termos estritamente franceses, podemos dizer que a Revolução de 1789 foi o fato histórico através do qual a burguesia, na França, assumiu o poder político em termos nominais e efetivos.
A questão é que não devemos entender a Revolução de 1789 como um fenômeno apenas francês; seu significado transcende qualquer caráter nacional. Na verdade, a Revolução Francesa de 1789, representa os pontos culminantes de crises no Antigo Regime.
Por sua feita, a crise do Antigo Regime representava o momento final da