Revolução francesa
O poder absoluto de Luís XVI passou a ser questionada pela sociedade diante da insolúvel crise financeira do reino, provocada pela desordem administrativa, pelos gastos colossais com a manutenção da luxuosa corte de Versalhes e os enormes custos de diversas guerras dos monarcas Bourbon.
Embora grande parte da nobreza defendesse limites à autoridade real, chegando mesmo a encampar a ideia do respeito à liberdade individual, era intransigente na manutenção dos seus privilégios, não admitindo perder tradicionais direitos feudais para sanear a crise socioeconômica nacional. Não desejava revolucionar a ordem vigente, e sim sobreviver a ela.
2) Explique as diferenças políticas entre os projetos políticos dos girondinos e dos jacobinos.
Os Girondinos: tentaram frear a proposta de mobilização geral do povo Francês, temendo a perda do poder e a radicalização da revolução, que ameaçaria suas propriedades.
Os Jacobinos: organizaram os comitês ,cujos objetivos eram controlar o governo,combater os contra revolucionários e mobilizar a França para uma Guerra total em defesa da Revolução.
3) Quando e porque a legitimidade da monarquia e do próprio rei caíram em descrédito, no transcurso da Revolução?
A revolução foi marcada pelo forte apoio popular e o constante uso da guilhotina, na qual foram sentenciados além de muitos traidores da revolução, o rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta.
Bom, recordando, perderam legitimidade basicamente pelo fato de a monarquia viver num extremo luxo enquanto o povo morria de fome. Contexto Histórico: A França no século XVIII
A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
A França era um país