revolução francesa
‘’ Seria interessante observar que ambas instituem períodos de dinastia despótica posterior e ambas são totalmente legítimas contra o poder imperial instituído anteriormente. ’’
Bela observação, o que não quer dizer que sejam acontecimentos idênticos.
A frança do século 18 era uma sociedade dividida em estamentos sociais, que eram o clero (primeiro estado), a nobreza (segundo estado) e o povo (terceiro estado), o terceiro estado estava sendo esmagado pelos tributos, já que ele sozinho sustentava os cofres públicos e a ostentação do primeiro e segundo estado, esses por sua vez estavam livres de quaisquer impostos. Vigorava a lei dos privilégios de nascimento, mas apareceu um novo personagem que era a burguesia, a burguesia chegou ao ponto de superar e muito em riqueza toda a nobreza, que estava atolada em dívidas com os banqueiros, essa burguesia queria participação política, queria constituir governos e queriam ter os mesmos direitos do primeiro e segundo estado. Basicamente foi isso que ocasionou a revolução de 1789. Depois apareceram outros personagens como os radicais jacobinos e Napoleão Bonaparte, que governou de acordo com os interessas da burguesia, além de sua ânsia militarista.
Ocorre então uma revolução que destrói o Antigo Regime e instituem avanços importantes como a igualdade jurídica, as liberdades individuais, a liberdade de ir e vir, a liberdade de expressão e a liberdade econômica (muitos desses direitos eram apenas pura teoria e a maioria pobre da população em nada gozava desses avanços civilizatórios). Passa-se então ao surgimento da sociedade burguesa, a nossa linda e gloriosa atual sociedade burguesa (estou sendo irônico, é claro), pelo menos a sociedade burguesa é melhor do que a sociedade que era dominada pelo clero católico e pela nobreza. Continuando:
A sociedade russa do início do século 20 possui muito em comum com a frança do século 18, mas