Revolução Francesa
Contexto Histórico da França na época revolucionária ( fins do século XVIII):
A França passava por muitas dificuldades antes da revolução, havia perdido colônias e mercados para a Inglaterra, a indústria era pouco lucrativa, a agricultura estava em crise e os cofres franceses vazios.
A sociedade francesa era dividida em diferentes classes sociais (ou estados):
Primeiro estado era formado pelo clero, segundo estado pela nobreza, e terceiro estado (constituía a maior parte da população) pela a alta burguesia, (representada pelos girondinos), média burguesia, baixa burguesia ( formada pelos sans culotes, em francês sem calças, o povo medieval da época, artesãos e afins, representantes das camadas populares) e camponeses.
Início da Revolução Francesa:
A França ainda era um país absolutista, onde o rei Luís XVI reinava com poder absoluto na economia, política, no critério social (e até religioso).Era ainda um país agrário em fins do século XVIII, novas técnicas de cultivo e novos produtos melhoraram a alimentação, e a população aumentou. O início de industrialização já permitia a redução de preços de alguns produtos, estimulando o consumo.
A burguesia se fortaleceu e passou a pretender o poder político e a discutir os privilégios da nobreza. Os camponeses possuidores de terras queriam libertar-se das obrigações feudais devidas aos senhores.
Como a nobreza e o clero gozavam de privilégios, como a isenção tributária e o aumento da cobrança de impostos, os tributos feudais , os dízimos e as taxas,