Revolução Francesa e Iluminismo
Assunto: Revolução Francesa e Iluminismo
Manaus, Amazonas
Escola Estadual Vasco Vasques
Nome: Mateus da Silva Bento nº 27
Nome: Erica Silva Pereira nº12
Nome: Darley Williams Alves Ferreira nº08
Nome: Leonardo dos Santos Lima nº24
Nome: Larissa Graça Travassos nº23
Nome: Darllysson Almeida nº09
Nome: Dayane dos Santos Bento nº
Revolução Francesa e Iluminismo
Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial do 4º Bimestre, com os temas Revolução France-sa e Iluminismo, na disciplina de Filosofia.
Manaus, Amazonas
Resumo
O ano de 1789 marca a primeira vitória na luta pelo reconhecimento dos Direitos Humanos, com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, conquista da Revolução Francesa cujo lema era: "liberté, égalité, fraternité" (liberdade, igualdade, fraternidade).
Para que a pessoa seja, de fato, livre, é necessário, primeiramente, que ela seja liberta da miséria, do analfabetismo, do subemprego, da subalimentação, da submoradia. Assim, a luta pela liberdade continua não apenas para conservar as já conquistadas, mas para assegurar a verdadeira liberdade a quem ainda não a conquistou.
O século passado - o século XX - foi o século da igualdade. Desde suas primeiras décadas, houve movimentos pelo reconhecimento da igualdade entre homens e mulheres, entre brancos e negros. Será no correr do século XX que se formará todo o ideário contra a discriminação baseada em sexo, raça, cor, origem, credo religioso, estado civil, condição social ou orientação sexual.
A este século que se inicia cabe levantar a última bandeira da Revolução Francesa: a fraternidade. Faz-se premente que a solidariedade norteie as ações de governantes, empresários e das pessoas em geral. Neste novo século o foco da proteção dos direitos deve sair do âmbito individual e dirigir-se, definitivamente, ao coletivo.
Palavras-chave: