Revolução farroupilha
CAUSAS:OS gaúchos com agilidade defenderam o país em muitas lutas que tiveram como o palco o estado quando os conflitos chegaram ao fim o povo esperava que o governo central passasse a estimular o desenvolvimento sustentavel da econômico do sul, no entanto, ao invés disso, o governo passou a tributar de forma extorsiva os produtos gaúchos, como charque, graxa, couro, erva-mate, sebo, etc. Não bastasse os impostos, na década de 30 o governo passou a incentivar a importação do charque dos paises do Prata, sendo este o estopim para a difícil situação que se impunha no solo gaúcho, revoltando a elite do estado.
ANOS:Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a Primeiro de maio de 1845.
LÍDERES:Bento Gonçalves,Giuseppe Garibaldi,Marechal Bento Manoel Ribeiro,Anita Garibaldi,General Antonio de Souza Netto,Coronel Bento Gonçalves da Silva,General David Martins Canabarro.PAPEL DO ESCRAVO:O negro pode ser considerado na época da revolução farroupilha politicamente subalterno, pois não atuava em nenhuma classe social, somente a classe dominante estava em condição de fazer história ou de fazer a sua história.
Os negros sofriam uma pressão constante desorganizadora vinda das classes dominantes, e assim eram induzidos a acreditar que eram subalternos, se manifestavam e barganhavam seus direitos através da revolta coletiva. HINO RIOGRANDENSE: Como aurora precursoraDo farol da divindadeFoi o 20 de SetembroO precursor da liberdade
Mostremos valor constânciaNesta ímpia e injusta guerraSirvam nossas façanhasDe modelo a toda Terra
De modelo a toda TerraSirvam nossas façanhasDe modelo a toda Terra
Mas não basta pra ser livreSer forte, aguerrido e bravoPovo que não tem virtudeAcaba por ser escravo
Mostremos valor constânciaNesta ímpia e injusta guerraSirvam nossas façanhasDe modelo a toda Terra
De modelo a toda TerraSirvam nossas façanhasDe modelo a toda Terra
CARACTERÍSTICAS:Foi uma revolução ou uma guerrra regional de caráter separalista e que