Revolução dos bichos
AMANDA BETTIOL
JULIANA VENSKE
MARCOS PIANTA
DEIVID RANZAN
ANDRESSA VARGAS
ANDERSON CONSTANTE
RESENHA SOBRE O LIVRO
“ A REVOLUÇÃO DOS BICHOS”
Porto Alegre
2015
A deturpação de uma ideologia igualitária
ORWELL, G. A Revolução dos bichos. Trad. por: Heitor Aquino Ferreira. 4 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, 152 páginas, 27 reais.
O autor do livro a “A Revolução dos Bichos” GeorgeOrwell era o pseudônimo literário de Eric Blair, novelista, jornalista, escritor inglês nascido em Bengala na Índia em 1903 e educado na universidade de Elton, uma das mais renomadas da Inglaterra. Era contra qualquer forma de opressão política, era socialista e atacou tanto o capitalismo quanto a deturpação dos ideais comunistas e construiu seu livro a favor da justiça social.
Esta obra é uma fábula que trata sobre temas políticos e sociais, como corrupção, traição, poder, ganância e deturpação da ideologia comunista e do poder. A Rússia passou por diversas transformações em seu Modelo de Desenvolvimento Econômico. O Livro foi publicado em uma época conturbada (Ano de 1945), foi escrita por um socialista (George Orwell), porém retrata muito bem as falhas deste sistema e suas necessidades. O Livro tem uma analogia intrigante, pois ao invés de utilizar pessoas como referências foram utilizados animais no contexto de uma revolução que ocorre em uma fazenda. Sem dúvida alguma, este é um tema atual. Pois no Brasil escutamos diversas vezes discursos sobre o capitalismo e socialismo e o grosso da população não tem a mínima ideia do que isto significa, o livro é bem aceito, inclusive por leigos nas leituras sobre revolução Russa e provoca ampla reflexão sobre o assunto.
O livro tem uma visão muito crítica ao totalitarismo e as desigualdades impostas tanto no sistema capitalista quanto no socialismo, em sua época mais dura, onde tinha grande controle da sociedade pelos órgãos governamentais.
A Revolução que se deu por ideia de Major, era