Revolução dos bichos
ORWELL, George. A revolução dos bichos: um conto de fadas/ George Orwell; tradução Heitor Aquino Ferreira; posfácio Christpher Hitchens– São Paulo: Companhia das Letras,2007. Titulo original: Animal Farm : A fairy story 2- Síntese do conteúdo
A Revolução dos Bichos, de George Orwell, foi publicada em agosto de 1945, na Inglaterra. Até os dias de hoje é considerada uma das melhores obras da cultura inglesa.
O livro é uma fábula que retrata o momento histórico do Socialismo na Europa, como forma de crítica à Revolução Russa.
A Revolução Russa teve relação direta com a Primeira Guerra Mundial, pois antes de terminar a Grande Guerra, em 1917, a Revolução teve repercussão em todo mundo. Pondo fim ao Czarismo, a situação interna levou a Rússia a sair da Guerra. Com fortes características feudais, o maior país do planeta, estabelece um governo bolchevique, liderada por Lênin, a primeira experiência socialista.
Em 1924, Lênin morre e isso desencadeou uma luta pelo poder entre Trotski, o líder Exercício Vermelho, e Josef Stálin do Partido Comunista (a nova designação dos bolcheviques).
Orwell faz uma metáfora a esse contexto, em que os animais da “Granja do Solar” se rebelam contra os humanos, donos da fazenda, e tomam o poder do local.
O ideal revolucionário incia-se a partir do porco Major. Velho e doente, o animal incita o pensamento igualitario entre os demais. Figuracação muito similar a de Lenin. Porém, ambos morrem antes de de seus perspectivos sonhos comunista serem implementados.
Os líderes dessa revolução após a morte de Major, são dois porcos, Napoleão, na figura de Stalin, e o Bola de Neve, na figura de Trotski.
Eles procuram criar uma sociedade igualitária e utópica. Porém, em pouco tempo, os porcos, que são os bichos mais inteligentes, começam a usufruir inadequamente de seus privilégeos. Situação análoga à corrupção que foi presente durante todo o período do Stalinismo na Rússia.
3- Descrição
A Obra é uma