Revolução de 1924
Para entender a causa do movimento, é preciso saber o que o antecedeu: Até 1891 Julio de Castilhos governou o RS de forma ditatorial, para se manter no poder,tomou importantes providências como: Fez com que todos aprovassem uma Constituição autoritária,governou praticamente sozinho e montou uma poderosa força política a seu favor,o PRR (Partido Republicano Rio-Grandense).
Quando Julio de Castilhos morreu,Borges de Medeiros assumiu seu lugar no governo do RS e a ditadura,que deveria ter morrido junto à Julio,permaneceu viva.Após quatro anos de governo,Borges de Medeiros se candidatou mais uma vez,contando sempre com o PRR,que não pretendia usar de violência para a reeleição.Mas,eles não contavam que vários segmentos importantes se opusessem ao governo,e então, Assis Brasil desafia Borges na disputa nas urnas.
Divide-se assim o RS: entre Borgistas(os Chimangos) e os Assisistas(os Maragatos). A campanha eleitoral foi marcada com a repressão e a violência,sendo que quem se opusesse ao atual governo, era preso, espancado ou até morto.
Quando se anuncia a vitória de Borges de Medeiros,a revolta é geral. Os Maragatos acusam a comissão apuradora de votos de fraude e então, Borges e o PRR partem para a luta. Mesmo assim,em janeiro de 1923, Borges toma posse de seu quinto ano consecutivo no governo.
Na verdade, setores importantes da sociedade gaúcha já estavam descontentes com o governo, e o ódio entre os dois partidos já havia se instalado na Revolução Federalista.
Operações militares: Os combates começaram no final de janeiro, com forte resistência de ambos os lados, não havendo vitória.
A