Revolução Cultural Chinesa
Revolução Cultural Chinesa
Nome:
Professor:
Ano: 9° A.
Número:
Conteúdo: Introdução, pesquisa, conclusão e anexos.
Introdução:
Dentro desse trabalho, irei explicar um pouco o que foi a Grande Revolução Cultural Proletária (conhecida como Revolução Cultural Chinesa), liderada pelo Mao Tsé-tung (líder do Partido Comunista Chinês). O objetivo dessa revolução era neutralizar a crescente oposição que lhe faziam alguns setores menos radicais do partido, em decorrência do fracasso do plano econômico Grande Salto Adiante. Foi uma campanha de extrema violência, causando morte a milhões de pessoas com a fome generalizada, conhecida como a fome de 1958-1961 na China. Os mais afetados eram aqueles que não concordavam com os pensamentos de Mao.
Conteúdo: A dominação de Mao Tsé-tung sob o governo chinês promoveu um amplo conjunto de reformas naquele país. Contando com uma população tão ampla, o projeto da Revolução Cultural ou Grande Revolução Cultural Proletária foi um projeto hegemônico que mobilizou as massas chinesas. Sob o apelo de seu líder político, esse episódio marcou a perseguição dos dissidentes ao novo regime instalado desde 1959.
Depois de ocupar a posição de líder Máximo da Revolução em 1959, Mao sofreu uma derrota política responsabilizada pelo fracasso de seu plano de ação política chamado de Grande Salto Para Frente. O projeto desenvolvimentista de Mao Tsé-tung, que combinava incentivo à economia agrária e à criação de uma indústria pesada, fracassou tendo como consequência o empobrecimento de boa parte da população. Em resposta, Liu Shaoqi e Deng Xiaoping, antigos líderes comunistas, o retiraram do comando político.
Fazendo da Revolução Cultural um contragolpe político, Mao convocou a formação das chamadas Guardas Vermelhas. Essas seriam milícias formadas por jovens doutrinados pelo chamado Livro Vermelho. Tal obra, de autoria de Mao, continha as principais diretrizes de ação política daqueles