Revolução científica- trabalho de terceiro ano do ensino médio
A Revolução Científica e Tecnológica
O que é a tão chamada Globalização ?
A globalização é um fenômeno com diretrizes social, política, econômica e cultural. Que visa integração entre os países e as pessoas do mundo todo Esse fenômeno é, portanto, uma intensificação do fluxo de mercadorias e serviços, capitais, tecnologia e pessoas e também um modo de disseminar aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Isto é possível graças ao desenvolvimento de novas tecnologias após a Terceira Revolução Industrial.
1º REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O que foi ?
Foi um processo iniciado na Inglaterra, aproximadamente na metade do século 18, que teve como um dos principais acontecimentos a invenção da máquina a vapor e sua aplicação na produção têxtil, ou seja, na fabricação de fios e tecidos.
2º REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O que foi?
Representou um aprimoramento técnico e científico da Primeira Revolução Industrial. O destaque ficou com a eletricidade e a química, resultando em novos tipos de motores (elétricos e à explosão), no aparecimento de novos produtos químicos e na substituição do ferro pelo aço.
REVOLUÇÃO CIENTIFICA E TECNOLÓGICA
Origem & Características
Logo após a Segunda Grande Guerra, a economia internacional começou a passar por profundas transformações. Elas caracterizam a Terceira Revolução Industrial, diferenciando-a das duas anteriores, uma vez que engloba mudanças que vão muito além das transformações no campo industriais. Essa nova fase apresenta processos tecnológicos decorrentes de uma integração física entre ciência e produção, também chamada de revolução tecnocientífica. Os avanços da robótica e da engenharia genética são incorporados ao processo produtivo, que depende cada vez menos da mão-de-obra e cada vez mais de alta tecnologia. Com pauta em produzir mais , com menos custos.
PAÍSES QUE MAIS INVESTIRAM EM TECNOLOGIA
Em 2011 , baseado em dados do site Exame.com
11° Brasil
Na lista de 2011, o Brasil