Revoluçao Russa
1905- ''Domingo Sangrento''.
1914-Rússia entra na Grande Guerra ao lado da Franca e da Inglaterra, contra Alemanha.
1917-Revolução de fevereiro derruba o czarismo na Rússia. O Comitê Revolucionário toma o poder na Rússia, em outubro.
1918-Acordo de Brest-Litovsk, em março. Início da Guerra civil na Rússia, em abril, Execução do czar e da família Romanov.
1919-Fundação da II Internacional Comunista em março.
1922-Stalin é indicado para o cargo de secretário geral da PUCS. Constituição soviética cria URSS.
1924-Morte de Lênin. (EXPLICAR)
1929-Primeiro plano quinquenal. Trotsky é banido da URSS.
1936-Início do Grande Terror e Instauração dos Processos de Moscou.
1938-Refluxo das Perseguições em massa contra os chamados ''Inimigos do Povo''.
A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciados em 1917, que derrubou a autocracia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo, que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática. A soma dos fatores levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do processo, deram origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.
A Revolução compreendeu duas fases distintas:
A Revolução de Fevereiro (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II , o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal.
A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético.
Até 1917, o Império Russo foi uma monarquia absolutista.1 A monarquia era sustentada principalmente pela nobreza rural, dona da maioria