Revolucao
- A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na ING, com a mecanização dos sistemas de produção.
- Liquidou o feudalismo e o modo de produção natural.
▪ Modo de Produção Capitalista
Desde a antiguidade até a Revolução Industrial (Século XVIII), o trabalho sempre foi feito de forma artesanal, manual, por escravos, trabalhadores servis, ou trabalhadores livres, o modo de produção nunca mudou, o trabalho sempre foi braçal e as poucas ferramentas usadas sempre foram as mesmas.
Apenas a partir da Revolução Industrial, com o surgimento das máquinas, e com elas o surgimento da divisão do trabalho nas fábricas, é que o modo de produção mudou.
↪ O modo de Produção Capitalista possui 3 condições: 1- separação do produtor direto (trabalhador) dos meios de produção ( o proletariado foi formado e obrigado a vender sua força de trabalho - mais valia); 2- o capital passou a dominar e subordinar o trabalhador, que passou a ser agente complementar do capital e da maquina; 3- o capital domina todas as relações sociais.
↪ É um sistema intervencionista, pois quando há declínio no lucro, o capital deve ser explorado.
↪É um modo de produção desigual e combinado. Desigual pois existem áreas desenvolvidas e outras nao desenvolvidas; e combinado pois há os detentores desse modo de produção e aqueles que são por ele explorados.
↪ A sociedade capitalista é uma sociedade de classes, dividida entre os detentores do meio de produção e o proletariado.
↪Possui união entre a estrutura política e jurídica. O estado exerce dupla função: desorganizar o proletariado e reproduzir materialmente as classes subordinadas. O estado reproduz e legitima a propriedade privada.
▪ ANTECEDENTES
- Quatro elementos essenciais concorreram para a industrialização: capital, recursos naturais, mercado, transformação agrária.
↪ A acumulação primitiva do capital entre os séculos XV e XVIII, que nada mais foi que saques aos povos nativos do Continente Americano, aos