Revolucao Industrial
Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charles Chaplin e no Brasil como “Carlitos” (nome do seu personagem mais conhecido), foi o ator mais famoso dos primeiros momentos do cinema e um notável diretor.
Resenha do filme ‘‘Tempos modernos” – 1936
Tempos Modernos é um clássico da comédia e do cinema mudo (foi o ultimo filme mudo de Chaplin). Charles Chaplin retratou a situação que os trabalhadores enfrentaram nos primeiros tempos da Revolução Industrial.
A Revolução Industrial provocou mudanças importantes para a sociedade e para o homem. No entanto, construímos uma sociedade na qual o mais importante era ficar rico. O filme mostra a exploração do homem, que passava horas trabalhando num segmento de uma linha de produção, sem ter noção nem ideia do que aquele movimento repetitivo contribuiria para a confecção do produto final. A natureza do trabalho era tão repetitiva e sem nenhum significado, que ao sair da sua jornada diária não conseguia fugir do condicionamento que lhe fora imposto no cotidiano da tarefa.
No início da Revolução Industrial, acreditava-se que o aumento de produção proporcionaria a igualdade social, mas, ao contrário, a abundância de produtos e as novas tecnologias ficaram restritas para poucos, e só os mais ricos desfrutariam dos seus benefícios.
Atualmente, ao contrário do que é demonstrado no filme, enfrentamos o problema da falta de emprego e não o excesso dele. A máquina, que foi considerada por muitos como uma "grande vilã", pois tirou a necessidade de trabalho de muitas pessoas e invadiu nossas casas e os locais de trabalho. O Filme critica basicamente a classe burguesa que queria que os trabalhadores produzissem mais rápido, por um custo menor.
Julia Mallmann 8fsf
Fontes: http://setimaopiniao.blogspot.com.br/2010/08/tempos-modernos.html http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-filme-tempos-modernos.htm http://meuartigo.brasilescola.com/historia/tempos-modernos-filme.htm