revolucao francesa
A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
Serviu como um ponto de referência no processo político e econômico que resultou no fim o antigo regime. Por causa disso desenvolveu-se na América do Norte um tipo de regime político renovado: a República, baseada na democracia representativa.
Os Estados Unidos teve origem com trezes colônias inglesas na América, isto a partir do século XVII.
Entre colônias do Norte e do Sul havia grandes diferenças.
Colônias do norte: a estrutura administrativa era baseada em uma ocupação de pequenas propriedades e colonos livres;
Nas do sul, era o oposto: grandes fazendas de produtos tropicais, cultivados por escravos africanos.
As colônias do Norte e do Centro:: predominavam as pequenas e medias propriedades. O trabalho era livre, exercido por colonos que fugiram da Europa por motivos políticos ou religiosos.
Apesar de proibida a existência de manufaturas, os ingleses permitiriam aos colonos do centro-norte uma certa autonomia econômica.
Manufaturas e policulturas trouxeram desenvolvimento econômico. O excedente logo passou a ser comercializado com as colônias do Sul, abastecidas até então pela metrópole.
A região Sul, por ser mais próxima dos trópicos, passou a se especializar no cultivo de produtos como tabaco, anil e algodão, destinados a exportação.
O comércio de produtos tropicais dava muitos lucros para a camada dominante.
Essa forma de exploração também afetou a estrutura da propriedade e das relações de trabalho. Ali predominavam a grande propriedade, a monocultura e o trabalho escravo.
As atividades comerciais dos colonos do Norte ultrapassaram as fronteiras da nova Inglaterra. Começam a surgir os triângulos comerciais.
O de mais destaque foi o que envolvia a exportação de peixe, gado e produtos alimentícios para as Antilhas. Lá, os colonos-comerciantes compravam melaço, rum e açúcar
As leis inglesas de navegação não tinham como proibir o desenvolvimento das colônias do Norte, isto