Revoluao francesa
A Revolução Francesa tornou-se tão significativa, que os historiadores a colocam como marco divisor da história, na passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea.
Explique como era a França antes da revolução francesa:
R- A situação econômica francesa não era boa. A França havia perdido colônias e mercados devido às derrotas nas guerras contra a Inglaterra. A frança possuía as características principais de todos os países Europeus da Idade Moderna: Rei centralizador com poderes absolutos (monarquia absolutista), sociedade estratificada (clero, nobreza e servos), Economia planejada de acordo com os interesses do Rei.
2°) Explique em detalhes como a sociedade estava dividida.
R- o primeiro e segundo estados (clero e nobreza) tinham os privilégios e estavam isentos de impostos. O terceiro estado (burguesia, sans cullottes e camponeses), 98% da população, ficava responsável pelas despesas do Estado, mas não tinha direitos políticos.
3°) A divulgação das idéias iluministas e a participação na Guerra da Independência dos EUA contribuíam para a reação contra o absolutismo.
Luís XVI convocou os Estados Gerais para decidir sobre a reorganização das finanças.
O impasse surgiu quando da discussão sobre o critério da votação. Explique como cada um dos estados queria essa votação.
R- O primeiro e o segundo estado queriam a votação por estado, já o terceiro estado queria por deputado.
4°) A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa, os revolucionários tinham um lema