Revolu O Verde
Revolução Verde
A revolução verde surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola através de desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização e utilização de maquinário.
A expressão Revolução Verde foi criada em 1966, em uma conferência em Washington. Porém, o processo de modernização agrícola que desencadeou a Revolução Verde ocorreu no final da década de 1940.
Esse programa surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo e utilização de máquinas no campo que aumentassem a produtividade. Isso se daria através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e desenvolvimento de máquinas.
As sementes modificadas e desenvolvidas nos laboratórios possuem alta resistência a diferentes tipos de pragas e doenças, seu plantio, aliado à utilização de agrotóxicos, fertilizantes, implementos agrícolas e máquinas, aumenta significativamente a produção agrícola.
Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas, principalmente para países em desenvolvimento como Índia, Brasil e México.
Fonte http://www.brasilescola.com/geografia/revolucao-verde.htm
Revolução Verde
O cientista americano Norman Borlaug fundou as bases da agricultura moderna, chamada Revolução Verde. Com a aplicação da ciência e inovação, Borlaug multiplicou a produção de alimentos magnificamente, e hoje é considerado o homem que mais salvou vidas na história da humanidade, razão pela qual ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1970. O que alguns não sabem é que Borlaug, morto em 2009, admirava profundamente a Revolução Verde feita no Brasil nos últimos 40 anos. Estimativas da