Revolu o Russa
Situação Política: Em pleno início do século XX, a Rússia, se encontrava em um modelo político absolutista, exercido pela autocracia do Czar Nicolau II, o que a faz ser caracterizada como país de economia de pequena industrialização e com 80% de sua população vivendo no campo. Esse Governo absolutista exercia, desde o séc. XIX, uma política chamada “nacionalismo oficial”, pautada na discriminação de povos estrangeiros em seu país (poloneses, finlandeses, asiáticos, etc), algo que só era possível com os seguintes fatores:
- Predomínio dos povos eslavos;
- Influência da Igreja Ortodoxa Russa. Por meio desses fatores de ordem religiosa, étnica e concentração de poder; o Czar achava ser possível barrar movimentos de influência europeia. Fatores como:
- a ausência de liberdades individuais;
- autoritarismo e repressão às manifestações contrárias ao governo russo;
Caracterizam a situação política da Rússia.
Situação Econômica:
Tem-se uma economia agrária e atrasada, onde há concentração fundiária nas mãos dos nobres e intensa exploração do camponês, afinal essa nobreza era parasitária, ou seja, não produz, não paga imposto e vive com o dinheiro do Estado, que provém da exploração do povo. Além disso, tem-se uma pequena Industrialização, que se fez necessária devido a grande dependência de produtos estrangeiros. Assim, gera-se nas cidades a classe operária e a classe média, composta por profissionais liberais, logo é necessário então a escolarização, o que contribui com a formação de ideias de mudanças. Além disso, o contato com a Europa ocidental através de intelectuais e profissionais liberais torna possível o contato com realidades diferentes e possibilita a troca de informações.
Outros fatores que contribuíram para a Revolução foram: - Crise militar: O exército Russo vinha passando por sucessivas derrotas, como na Guerra da Crimeia (1853-1856) , quando buscava domínio sobre a região dos Bálcãs e foi derrotado pela