Revolu o Industrial
Nomes: Ana Júlia Porto de Castro
Ingryd Alves Ivase
Gabrielly de Paula Brito
3º A
A revolução
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
O processo da produção
Artesanato: Foi a forma de produção característica da baixa idade média durante o renascimento urbano e comercial sendo representado por uma produção de caráter familiar. Manufatura: As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.
A maquinofatura
Na maquinofatura o trabalhador estava submetido ao regime de funcionamento da maquina e a gerencia direta do empresário.
Foi nesta etapa que se consolidou a revolução industrial. A partir da maquina fala-se numa primeira, segunda e até numa terceira revolução industrial.
Os principais avanços da maquinofatura
Máquina de fiar
Máquina a vapor
Tear hidráulico
Tear mecânico
Locomotiva a vapor
Barco a vapor
Primeira etapa
Durante a segunda metade do século XVIII, na
Inglaterra uma série de transformações no processo de produção de mercadorias, deram origem ao que se convencionou chamar por
1a Revolução Industrial.
A revolução industrial ficou limitada, basicamente à Inglaterra, o primeiro país a conhecer um rápido processo de industrialização, baseado na utilização de carvão e do ferro e na fabricação de tecidos com a utilização do tear mecânico.
Segunda etapa
A industrialização espalhou-se por diversas regiões da Europa, atingindo países como
França, Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda.
Em outros continentes, o processo de
industrialização