REVOLU O INDUSTRIAL RESUMO
A partir da segunda metade do século XVIII, naquele país, o processo de mecanização industrial, desviando a acumulação de capitais da atividade comercial para o setor de produção, fez culminar no desaparecimento dos resquícios do feudalismo e a troca para um novo modo de produção, o capitalista. Este processo de mudança, comumente conhecido como Revolução Industrial, foi muito sensível à sociedade da época, gerando grandes transformações tanto econômicas como sociais.
Foi neste período que foi fundado o Banco da Inglaterra e este, associado à Companhia das Índias, impulsionou as relações coloniais estimulando a produção de algodão (que naquela época tinha como maior produtor e concorrente os EUA). Esta foi a matéria-prima básica que, historicamente, iniciou o progresso industrial inglês. Tão logo o processo de mecanização do setor têxtil tenha começado a demonstrar êxito, o processo começou a ser aplicado a outros setores, como o metalúrgico, tendo as instituições financeiras servido de respaldo para os constantes e crescentes investimentos que impulsionaram o crescimento econômico.
No campo, desde o início, já era possível perceber as mudanças em curso. O êxodo rural aumentava provocado pela compra ou posse judicial de pequenas propriedades por empresários ou nobres que viam nestas terras fontes de investimentos. Desta forma, um grande contingente de camponeses obrigavam-se a se transferir para as cidades, formando uma grande massa