Revolu O Francesa Mateus Oliveira
Sua importância:
Nome que foi dado ao conjunto de acontecimentos que ocorram entre 5 de maio de 1789 a 9 de novembro de 1799, os mesmos alteram completamente o quadro político social da França. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana.
A Revolução deu inicio à idade contemporânea, aboliu a servidão, os direitos feudais e também proclamou os princípios universais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” , frase esta de Jean Nicolas Pache. A partir de 1789 a França passou por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios. Em suma a importância dessa revolução é que marca além do início da aplicação do iluminismo, o fim da era dos Reis Absolutistas.
A participação da população:
A Revolução Francesa, foi um exemplo clássico de revolução burguesa. Embora tivesse tido a participação de outras camadas socais, como os camponeses e as massas urbanas miseráveis, mas ,ela foi essencialmente conduzida pela burguesia para realizar suas aspirações.
Os ideias iluministas:
O Iluminismo foi um movimento cultural, filosófico, político e social que colocava a razão como a melhor forma para conquistar emancipação, liberdade e autonomia. Esses ideais e seus pensadores se concentravam na capital francesa. Esse movimento era contrário ao absolutismo presente em toda a Europa.Eles apoiavam a liberdade religiosa e a educação para todos. Num processo em que a maioria da população buscava forças para se virar contra a forma de governo, o Iluminismo veio como uma luz na mente dos revolucionários. Pensadores Iluministas - John Locke (1632-1704): para John o homem, com o passar do tempo, adquiria conhecimento por meio do empirismo. - Montesquieu (1689-1755): o poder deve ser divido em: Legislativo, Executivo e Judiciário. - Voltaire (1694-1778): acreditava na liberdade de pensamento e era bastante crítico quando se tratava de intolerância religiosa. - Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): o estado