Revoltas e conflitos ocorridos na colônia portuguesa
SLIDE 1
Bruna: Iremos falar sobre alguns conflitos que ocorreram na colônia portuguesa.
SLIDE 2
Giovanna: A Revolta de Beckman foi uma rebelião ocorrida na cidade de São Luís. No século XVII (17), o Maranhão enfrentava vários problemas e um deles era a falta de recursos para a compra de escravos africanos. Para substituí-los, os colonos passaram a escravizar indígenas.
Bruna: Para solucionar esse problema, foi criada a Companhia de Comércio do Maranhão. Ela deveria fornecer à região quinhentos escravos africanos por ano, além de alimentos como bacalhau e azeite de oliva. Essa Companhia, porém, não trazia escravos em número suficiente e cobrava altos preços pelos seus produtos. Com isso, as tensões entre os colonos e os jesuítas aumentaram.
Giovanna: Em fevereiro de 1684, a população destruiu o colégio dos jesuítas e saqueou os armazéns da Companhia. Os colonos, chefiados pelos irmãos Manuel e Tomás Beckman, prenderam o governador e assumiram o poder, mas mesmo assim não conseguiram solucionar os problemas. Portanto, depois de um ano, o rei de Portugal mandou um novo governador ao Maranhão.
SLIDE 3
Daniel: Os bandeirantes paulistas encontraram minas de ouro na região de Minas Gerais e, por isso, julgavam-se no direito de ter o domínio sobre elas. Eles então pediram ao rei de Portugal para que proibisse outras pessoas de explorar as minas. Esse pedido não foi atendido e isso gerou a revolta dos paulistas. Aos que vinham de Portugal ou de outras regiões, os paulistas chamavam de emboabas.
Bruna: Os conflitos entre os emboabas e os paulistas começaram em 1708 e o episódio mais violento foi quando os emboabas cercaram os paulistas perto do rio das Mortes e prometeram deixá-los livres caso se rendessem. Foi o que os paulistas fizeram mas, em vez de serem