Revolta dos malês
O que foi?
Durante o período regencial, no ano de 1835, em Salvador, nos dias 25 a 27 de janeiro, aconteceu a Revolta dos Malês, que foi um movimento popular liderado por escravos negros muçulmanos (malês).
Porque ocorreu?
Eram cerca de 1500 escravos muçulmanos que estavam insatisfeitos com a imposição do catolicismo e com o racismo forte que existia na cidade. Eles tinham como principal objetivo à libertação dos escravos muçulmanos.
Como ocorreu?
Arrecadaram dinheiro e compraram armas para o combate, os revoltosos sairiam do bairro de Vitória e se reuniriam com outros malês, invadiriam os engenhos de açúcar e libertariam os escravos. Mas uma mulher contou o plano para um Juiz de Paz de Salvador.
Como terminou?
Os soldados das forças oficiais reprimiram a revolta, cercaram-na na região da Água dos Meninos. Morreram sete soldados e setenta revoltosos. Cerca de 200 integrantes da revolta foram presos, e julgados. Os líderes condenados a pena de morte (Pacífico Licutã, Manuel Calafate e Luis Sanim), e os outros condenados a trabalhos forçados, açoites e enviados para a África. Foram decretadas leis proibindo a circulação de muçulmanos a noite, e as suas cerimônias religiosas.
Curiosidades?
O plano do movimento foi todo escrito em árabe. O termo “malê” é de origem africana (ioruba) e significa “o muçulmano”.
Fontes:
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/revolta_dos_males.htm http://www.brasilescola.com/historiab/revolta-males.htm http://www.infoescola.com/historia/revolta-dos-males/ http://www.historiabrasileira.com/periodo-regencial/revolta-dos-males/ auhsuahsuahsa sas as a s a s
as a s a s a s a s
a s a s a s a sas a sa s a s a s
as
as a s a s a s a s a s as a s as a s a s a s a s a s as a s a
s