Revolta dos cabanos
REVOLTA DOS CABANOS
Trabalho de conclusão de curso apresentado à como parte dos requisitos para obtenção de menção na disciplina de Filosofia, sob a orientação do professor .
POÁ
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
CAUSAS E OBJETIVOS 5
MOTIVOS 6
ANTECEDENTES 8
A TRAGÉDIA DO BRIDGE 9
HISTÓRIA 11
MAIS DA REVOLTA 13
DURANTE 13
FIM DA REVOLTA 13
CONCLUSÃO 14
BIBLIOGRAFIA 15
INTRODUÇÃO
A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará (região norte do Brasil, atual estado do Pará). Recebeu este nome, pois grande parte dos revoltosos era formada por pessoas pobres que moravam em cabanas nas beiras dos rios da região. Estas pessoas eram chamadas de cabanos.
CAUSAS E OBJETIVOS
A situação dos cabanos e da parte pobre da população da província era de total descaso e miséria nessa época, sem as mínimas condições adequadas para sobreviver e sem trabalho. Revoltados com tal abandono pelo governo, eles se uniram aos fazendeiros e comerciantes da região que também estavam descontentes com o novo presidente eleito para a província, que não satisfazia a elite. E a despeito das causas diferentes, os cabanos reivindicavam melhores condições de vida e trabalho, e a elite procurava maior participação nas decisões politico administrativas da província, ambos se uniram num movimento de protesto pela independência da província do Grão-Pará.
MOTIVOS
Belém, nessa época, não passava de uma pequena cidade com 24 mil habitantes, apesar de importante centro comercial por onde era exportado cravo, salsa, fumo, cacau e algodão.
A independência do Brasil despertou grande expectativa no povo da região. Os indígenas e tapuios esperavam ter seus direitos reconhecidos e não serem mais obrigados a trabalhar como escravos nas roças e manufaturas dos aldeamentos; os escravos negros queriam a abolição da escravatura;