Revolta Balaiada
Brenda
Luana
Matheus
Sthéfany
Taís
REVOLTA DA BALAIADA
Taquara
2014
Introdução
Ocorrida entre 1838 e 1840, a revolta da Balaiada foi um movimento popular no sertão Maranhense. A revolta tomou o nome de Balaiada, porque Balaio era o apelido de um de seus principais líderes, Manuel Francisco dos Anjos Ferreira. Ele era um fabricante de balaios, e fora vítima da violência policial, que havia violentado duas de suas filhas, sem que houvesse punição nenhuma. Em desejo de vingança, ele se tornou um vingador sanguinário e feroz, e, com seu bando, aterrorizou o interior maranhense, matando, violentando e devastando.
Confira os motivos desta revolta e seu desfeche final, considerada uma das antigas revoltas populares do Brasil.
Origem do Movimento e Termino
A Balaiada foi uma revolta que eclodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841. Recebeu esse nome devido ao apelido de uma das principais lideranças do movimento, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o "Balaio", por de fato ser um artesão que fabricava balaios. A Balaiada se distingue das outras revoltas que eclodiram no período regencial por ter sido um movimento eminentemente popular contra os grandes proprietários agrários da região.
No ano de 1838 o estado do Maranhão era dominado pelos ricos aristocratas rurais que dominavam toda a região. As camadas sociais que mais sofriam com a situação eram os trabalhadores livres, camponeses, vaqueiros, sertanejos e escravos. A miséria, a fome, a escravidão e os maus tratos constituíram os principais fatores de descontentamento popular que motivou a mobilização dessas camadas sociais para a luta contra as injustiças sociais.
A classe média maranhense estava insatisfeita politicamente. Havia aderido aos princípios liberais de organização