Revoliçao Urbana
1.1 As primeiras organizações e seus administradores Surgimento de cidades e estados, formação de uma classe de dirigentes profissionais, os reis e sacerdotes. Formação de uma classe de funcionários públicos, invenção de contabilidade primitiva, legislação, estrutura de colaboração e coordenação entre cidades e estados, planejamento de longo prazo, administração de grandes projetos de construção, exércitos profissionais especializados.
1.2 Egito Por volta de 3100 A.C., o Egito foi p dando origem a um reino que chegaria até o inicio da era cristã, levando-os provavelmente a desenvolver uma mentalidade orientada para o planejamento de longo prazo. Criando um calendário solar de 12 meses de 30 dias mais de 5 de festas. Tendo as pirâmides como o mais conhecido testemunho das aptidões técnicas e administrativas. No período de novo império (1540 e 1070 a.c) os governos provinciais desapareceram para dar lugar a um governo centralizado. Governado por comandantes militares e o faraó, mantendo controle de tudo criando uma burocracia administrativa, exigindo dos súditos um tributo anual de 20% mantendo registrados através da escribas. Bem como a criação de um exercito soldados assalariados.
1.3 Babilônia e Assíria Cerca de 2000 a.c., os sumérios haviam entrado em decadência e foram dominados pela babilônia. As placas de argila dos babilônios guardam o registro meticuloso de transações comerciais, evidenciando preocupação com o controle.
O código do rei, babilônio Hamurrábi, escrito no século XVIII a.c, contém 282 regras que incluem princípios como “olho por olho” e “o consumidor que se cuide”. É um dos primeiros e certamente o mais famoso conjunto de leis da história do mundo. O código tinha os seguintes princípios administrativos: Se um homem entrega a outro prata, ouro ou qualquer coisa em depósito, seja o que for entregue,mostrá-lo-á uma testemunha, combinará os termos dos contratos dos contratos e fará então o deposito