REVOL 1 E 2 GUERRA
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII, a principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, controle politico e social, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, criação de bancos e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.
Logo essa industrialização espalha-se por outras nações aumentando a busca por matéria-prima e mercados consumidores, essa busca justificada pela "civilização" dos países não industrializados chamamos de Corrida Imperialista Industrial.
No final do século XIX e início do século XX as disputas coloniais vão se intensificar, ocasionando o choque entre as potências imperialistas, acirrando a tensão internacional que culmina com a Primeira Grande Guerra Mundial. A Primeira Guerra Mundial- Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha ( a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.
O Brasil também