Revisão
O primeiro governo republicano (1889-1891), de caráter provisório, instituiu-se no ato da proclamação, sob o comando do líder do exército, pelos chamados deodoristas, isto é, pelos militares de alta patente que lutaram na guerra do Paraguai e pelos jovens oficiais que participam da mobilização em frente do palácio do imperador.
(Clientelismo: eram cidadãos romanos livres do final da república e início do império)
As primeiras eleições para a presidência de república foram realizadas por via indireta, pois a assembleia constituinte havia decidido que o congresso elegeria o primeiro presidente.
Sem suportar a pressão, Deodoro renunciou em 23 de novembro e Floriano Peixoto assumiu a chefia do estado.
Uma das manifestações dessa oposição foi a revolução federalista (1893-1895), que eclodiu no rio grande do sul e dividiu as elites gaúchas. Paralelamente, eclodiu a revolução da armada em setembro de 1893 quando a marinha do rio de janeiro, sob o comando do almirante custódio de Mello, se rebelou.
A hegemonia dos paulistas e mineiros, que se alternaram na presidência da república, é denominada política do café com leite.
A revolta da vacina falava que o governo entrava na casa das pessoas e dava a vacina a força, ai o povo se revoltou e com isso o povo se revoltou.
Cap. 3: A Primeira Guerra Mundial:
A primeira guerra mundial foi um conflito da sociedade industrial. Ela ocorreu antes das rivalidades políticas e das disputas por áreas coloniais. A combinação das rivalidades imperialistas, a corrida armamentista e o sentimento de ódio em relação aos estrangeiros dividiram a Europa em dois blocos antagônicos: Tríplice Aliança e Tríplice Entente.
O nacionalismo da sérvia. A sérvia era uma pequena nação eslava independente, situada na região dos Bálcãs.
A rivalidade franco-alemã. Na França, o antigermanismo era muito forte, devido à derrota francesa na guerra franco-prussiana e à perda da